quinta-feira, 29 de julho de 2010

Imprensa e Justiça. Quem julga primeiro?

  Eu ligo a televisão para saber qual vai ser o próximo assunto polêmico que dará audiência. Eu tento imaginar qual vai ser o tema do noticiário do dia. E acabo deparando-me com temas absurdos de violência, jogador de futebol  que assassinou a ex-namorada , pais assassinos, namorados psicopatas, filha que planeja assassinato dos pais,  filho de atriz morto por atropelamento, maníacos, entre outros trágicos casos que  assustam a sociedade.
  Entre esses casos, alguns  aparecem na mídia, mas, sempre aqueles que podem dar o que falar.
  A mídia não está interessada no assassinato do seu vizinho, ou de um familiar seu, a não ser que você tenha um poder aquisitivo alto.A mídia ela vem com suas informações esperando muitas vezes  que um caso seja resolvido o mas rápido possível ou que o caso se estenda  para conseguir mais noticiários.
  Alguns casos a mídia faz parecer uma novela, todos os dias tem um novo capítulo.
  Como é o caso do goleiro Bruno, do Flamengo, já faz quase um mês de investigação e nada de solucionar o que realmente houve com  a ex-namorada,  Eliza Samudio.  A imprensa  quem fica louca esperando por algo novo para poder publicar em seus jornais (Emissoras). E ainda tem aqueles que atrapalham a investigação falando  além do que sabem, como eu vejo o  delegado de Minas Gerais ( Edson Moreira ) que está mais afim de aparecer no Jornal Nacional do que solucionar o crime.
  Agora a mídia tem um novo caso, uma nova novela, depois do atropelamento e a morte do adolescente Rafael Mascarenhas filho da atriz Cissa Guimarães (Atriz da Rede Globo), a mídia começou de novo a passar em todos os teles jornais alguma coisa que leve ao motivo do “crime”.
  Eu vejo que a imprensa junto com a opinião pública julgando os crimes antes mesmo que a justiça.Tentando encontrar um culpado muito rápido. Isso acaba atrapalhando a perícia que parece ser pressionada a resolver rapidamente o caso.
  A mídia mostra os casos, depois a opinião pública comenta, mas, de acordo com o que a mídia falou ou mostrou em seus meios de comunicação.
  A mídia tem mesmo que mostrar o que está acontecendo nas investigações, mas, sempre respeitando o direito do réu.
  Para a justiça é melhor absorver um culpado do que julgar um inocente. Para a imprensa parece que não importa o culpado, alguém tem que ser julgado, ou ambos.


O tema selecionado foi de Bruno Ribeiro.
 Mande suas sugestões, quem sabe ela não aparece aqui na próxima Postagem.

 

 




Um comentário:

  1. ooi Gilson,
    tô curtindo bastante as suas postagens.
    e a respeito do post, concordo plenamente.
    A respeito do caso do jovem atropelado: Quantos e quantos jovens são atropelados todos os dias e ninguem ouve falar ? quantos e quantos são mortos nas favelas sem terem culpa ? Mas só porque é filho de "famosa" é noticia (sem tirar a razão do sofrimento da Cissa Guimarães) mas esquecem as vezes que quantas e quantas mães nesse mundo sofrem a mesma dor.
    A respeito do caso do Bruno: Quantas jovens são assassinadas todos os dias por homens abusivos e controladores?.
    e é o mesmo caso de que aconteceu com Isabella Nardoni, o garoto Hélio...
    e a onda da televisão arrasta essa massa de manobra que é o povo brasileiro.


    Parabéns por sua opinião critica ;D

    beijo, Ayane

    ResponderExcluir